Português English

Almofadinha e Toalhinha de Concerto Conforto e estabilidade no posicionamento do violão

Ir para Tabela de Tamanhos • Como escolher a altura individual da Almofadinha de Concerto

Almofadinha de Concerto® e Toalhinha de Concerto®

Para mais Estabilidade e Conforto no Posicionamento do Violão

Estes acessórios evitam que o violão deslize nos pontos de contato com as pernas, proporcionando firmeza e estabilidade no posicionamento.

Violonistas confirmam que, graças ao uso das almofadinhas, desenvolveram um novo, mais efetivo conceito de postura e posicionamento.

O corpo não mais se apoia sobre o violão, exercendo peso sobre a perna. Daí resulta maior relaxamento e leveza na execução.

Origem da Almofadinha de Concerto

A Almofadinha de Concerto da Matepis Produtos Musicais se baseia numa idéia do violonista Uruguaio Abel Carlevaro, dada ao domínio público em sua "Escuela de la Guitarra".

A Almofadinha tamanho 1, com 3 cm de altura, é o modelo que diretamente corresponde à idéia original de Carlevaro.

Vantagens diversas no uso das Almofadinhas e Toalhinhas de Concerto

A Almofadinha de Concerto permite uma melhor adaptação do aro do violão à perna esquerda e fixa melhor o violão sobre a perna, oferecendo maior conforto no posicionamento do instrumento.

Além disso, ela eleva o nível de altura para o apoio do violão sobre a perna esquerda, permitindo melhor desempenho da mão esquerda nas regiões agudas.

Elevando a superfície de apoio do violão sobre a perna, a Almofadinha permite reduzir a altura do banquinho de pé, chegando a substituí-lo totalmente com os modelos de maior altura.

Com isto, o uso da Almofadinha torna a postura corporal mais equilibrada.

Modelos e combinações das Almofadinhas e Toalhinhas de Concerto:

A Almofadinha de Concerto e a Toalhinha de Concerto estão disponíveis nos seguintes modelos e combinações:

  • Conjunto Almofadinha de Concerto (com abas curtas) + Toalhinha de Concerto (curta)
  • Almofadinha de Concerto com aba longa
  • Conjunto de duas Toalhinhas de Concerto (curtas)
  • Toalhinha de Concerto longa

A Almofadinha de Concerto deve ser usada sobre a perna esquerda, em conjunto com a Toalhinha de concerto sobre a perna direita, evitando que o violão deslize em contato com as mesmas, o que é essencial para a estabilidade do posicionamento.

A parte de espuma revestida, que constitui a "almofadinha" propriamente dita, é costurada sobre uma Toalhinha de Concerto de 42 cm, provendo a Almofadinha com abas laterais de 16 cm de comprimento. No conceito original de Carlevaro, as abas laterais serviam para evitar que a peça pudesse cair facilmente da perna.

Esta espuma revestida, quando costurada sobre uma toalhinha longa, constitui então a Almofadinha de Concerto com aba longa. Neste caso, uma aba permanece com 16 cm, enquanto a outra aba passa a ter o comprimento de 68cm, a fim de ser estendida até a perna oposta, dispensando o uso da Toalhinha adicional para esta perna.

A Almofadinha de Concerto com aba longa é, portanto, uma alternativa para o conjunto de duas peças, ficando a gosto individual a preferência por um ou outro modelo.

Vale, no entanto, mencionar que a Almofadinha de Concerto com aba longa (ou a Toalhinha de Concerto longa) é muitas vezes preferida por sua praticidade, isto é, por se considerar mais fácil lidar com uma única peça, sobretudo nas situações de apresentação ou concerto, evitando-se, por exemplo, que caia da perna com facilidade.

Muitos violonistas relataram também que, utilizando a peça com aba longa, o instrumento fica adaptado de forma ainda mais estável, permitindo então uma maior variedade de posicionamentos do violão.

Para aqueles que preferem não elevar a superfície de apoio do violão, recomendamos o uso de Toalhinhas curtas, ou da Toalhinha longa, que equivale à união de 2 Toalhinhas curtas.

Características do produto

A Almofadinha de Concerto e a Toalhinha de Concerto são confeccionadas na cor preta como cor padrão, com fina camurça, composta de 95% poliéster e 5% viscose, com camadas duplas (face superior e inferior) de latex sintético, que evitam que o violão deslize nos pontos de contato com as pernas.

Estes produtos são, em 90%, confeccionados manualmente, peça por peça.

O material interior é de espuma (PU) de alta densidade e forma estável.

A Almofadinha de Concerto está disponível em sete diferentes tamanhos, que variam tão somente no quesito altura:

Tabela dos Tamanhos

Tamanho
Altura
Largura
Comprimento
Dimensões c/ abas curtas
Dimensões c/ aba longa
1
3 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
2
5 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
3
7 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
4
10 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
5
12 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
6
15 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm
7
17 cm
10 cm
16 cm
17 x 42 cm
17 x 94 cm

A Toalhinha de Concerto (curta) tem as dimensões 17 X 42 cm
A Toalhinha de Concerto longa tem as dimensões 17 X 94 cm

Como escolher a altura individual da Almofadinha de Concerto

Para escolher a altura individual da Almofadinha (caso queira substituir o banquinho de pé), suspenda o violão até à altura desejada e meça com uma régua a distância entre o pequeno aro inferior e a perna.

A altura da Almofadinha que estiver mais próxima da medida será então a mais indicada.

Atenção: A altura do banquinho não corresponde à da almofadinha que irá substituí-lo. Isto só poderia ser verdadeiro se o violão ficasse apoiado exatamente à altura do joelho. Portanto, se o violão apoia próximo ao corpo, a altura necessária para a almofadinha será bem menor.

Almofadinha nº 6 com aba longa
Almofadinha nº 6 com aba longa

Sugestão para utilização das Almofadinhas de Concerto tamanho 4, 5, 6 e 7:

Devido à maior altura das almofadas tamanho 4, 5, 6 and 7, uma maior estabilidade no posicionamento pode depender da forma individual de colocar o instrumento sobre a superfície da Almofadinha.

Assim se constatou que, para obter maior estabilidade, na maioria dos casos se faz necessário dispor a almofadinha um pouco mais para a frente (em direção ao joelho), de tal forma que o violão possa se apoiar na sua parte anterior, isto é, pelo lado mais próximo ao corpo, como se vê na foto acima.

Observação:

Na forma de hexaedro, a espuma da Almofadinha, devido à sua flexibilidade e elasticidade inerentes, adapta-se às curvas do violão e da perna, quando em posição de tocar, dando com isto a devida estabilidade.

Por isto não se faz necessário arredondar suas quinas ou sua base para seguir o contorno do instrumento e da perna.

Produtos fabricados exclusivamente pela Matepis Produtos Musicais Ltda, Brasil