Home Página Principal
Quem Somos Sobre a Matepis
Contato Fale Conosco
Loja Virtual Consultar preços
BiografiaEdvaldo Cabral
usado em lugar de, por exemplo:
Outros exemplos de audio em: Lista de Obras de Edvaldo Cabral
1) José Carrión Dominguez, nasceu em 1924 em Valladolid, Espanha, e faleceu em 1987 em Recife, Brasil. Virtuoso violonista e violoncelista, Carrión era também exímio pianista. Chegou a se preparar para em uma única apresentação executar concertos para os três instrumentos, acompanhado de orquestra. Mas este projeto ele acabou por não realizar.
Em 1965 Carrión fez a primeira audição brasileira do Concierto de Aranjuez de Joaquin Rodrigo. Em outras ocasiões executou obras como o Concerto para violão em Ré Maior de Mário Castelnuovo-Tedesco e o Concerto para Violoncelo de Joseph Haydn.
José Carrión estudou violão com Rosa Loret (aluna de Miguel Llobet), vihuela com Emilio Pujol e violoncello com Juan Bich Santa Suzana, havendo concluido seus estudos em 1944 (violoncello) e 1946 (violão e vihuela). Entre 1945 e 1953 José Carrión atuou como primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica de Las Palmas de Gran Canária e como professor no Conservatorio da cidade.
José Carrión veio ao Brasil em 1954, onde permaneceu até sua morte. Em 1955 trabalhou como violoncelista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.
Em 1961, a convite do Pe. Jaime Diniz, Carrión assume a cadeira de violoncelo e dois anos depois também de violão junto à Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde ele impulsionou um forte movimento violonístico. Entre seus alunos podemos citar os irmãos Edvaldo Cabral e Edilson Eulalio, Antonio Madureira, Djalma Marques, Fidja Siqueira, Henrique Annes, Mauro Maibrada, Napoleão Costa Lima, Vital Joffily e muitos outros. ( Voltar ao texto)
2) Napoleão Costa Lima (nascido em 1950) estudou violão no Brasil e na Alemanha, onde também estudou Musicologia Histórica e Etno-musicologia. Atuou em diversas Escolas de Música da Alemanha e no Brasil como Professor Visitante da Universidade Federal de Pernambuco.
Em suas participações em inúmeros festivais de música na Europa, destacou-se como concertista e pedagogo, tendo ministrado muitos masterclasses, seminários, palestras e workshops sobre interpretação e técnica violonística. Entre 1996 e 2000 atuou também como Assistente do violonista e compositor Uruguaio Abel Carlevaro, de quem se tornou discípulo durante seu período na Alemanha.
Como teórico instrumental, ele é criador de uma nova Escola de técnica violonística, já difundida na Europa e que vem impulsionando um movimento violonístico na Paraíba e em Pernambuco. Desde 2000 Napoleão Costa Lima é responsável pelo trabalho de revisão, editoração e publicação das obras de Edvaldo Cabral junto à Matepis Produtos Musicais Ltda. ( Voltar ao texto)
Links relacionados:
Lista de Obras de Edvaldo Cabral (com exemplos de audio)
Partituras - Títulos publicados de Edvaldo Cabral (com exemplos de audio)
Edvaldo Cabral: Toada e Baião
Edvaldo Cabral: Frevo
Edvaldo Cabral: Nuances
Edvaldo Cabral: Toada e Xaxado
Luva de Apoio do Antebraço Proteção e melhor desempenho
Almofadinha e Toalhinha de Concerto Conforto e estabilidade no posicionamento
Outros Acessórios Sacolinha para Acessórios
Partituras para Violão Obras de Edvaldo Cabral